sexta-feira, 19 de julho de 2013

INFLAÇÃO CAI

Julho registra menor inflação em 36 meses

19 de Jul de 2013 | 10:58
Nossos colegas de Twitter se divertiram ontem ao observar que o comentarista da Globonews, Carlos Sardenberg, pertencente à classe dos “urubólogos”, informara que a inflação de julho (o IPCA-15 do IBGE) deveria apontar, quando fosse divulgada hoje, uma queda considerável. “Ele tinha um ar triste na voz”.
Pois é. Aconteceu. A inflação de julho ficou próxima de zero.
Os grandes jornais e os canais de TV, depois do terrorismo inflacionário que fizeram nos últimos meses, com manchetes garrafais, bem que poderiam ter a gentileza de dar algum destaque ao declínio da inflação em julho, que registrou o menor índice mensal em 36 meses. A inflação mensal de julho ficou em 0,07%.
ScreenHunter_2099 Jul. 19 10.08
A gente separou as tabelas mais importantes, para você mesmo dar uma olhada:
Histórico da inflação (IPCA-15)
Inflação por item e sub-item
A queda da inflação em julho veio em boa hora. Ao mesmo tempo que ajuda a esfriar as “ruas”, esquenta a cadeira dos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) e do seu presidente, Alexandre Tombini, que decidiram elevar os juros. A inflação de julho não caiu por conta do recente aumento dos juros, visto que a mudança nos juros demora uns dois meses para surtir efeito. Consequentemente, o BC pode ter, mais uma vez, exagerado na dose.
Eu usei a foto de frangos porque observei que o preço do frango registrou relevante queda mensal em julho: o frango inteiro caiu 1,26% na média nacional; o frango em pedaços, caiu 1,91%.
Considerando que o frango é hoje uma das principais fontes de proteína do povo, é uma notícia excelente!
Por: Miguel do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário