sábado, 10 de maio de 2014

 

Agora é FATO: Os celulares podem causar tumores cerebrais

TRINTA E UM (31) CIENTISTAS DE QUATORZE (14) PAÍSES DO MUNDO, DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CÂNCER (IARC - International Agency for Research on Cancer) DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION), em Lyon, na França, declararam em 31/05/2011, na resolução 208, que os CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS PRODUZIDOS PELOS CELULARES possuem Risco 2B de potencial cancerígeno, podendo causar vários tipos de tumores malignos (câncer) cerebrais. Um dos fatos que embasaram tal resolução, além das pesquisas realizadas na agência, foi o índice alarmante de novos casos de câncer cerebral do tipo provocado pelos celulares. Já em 2008, dos 237.913 novos casos de câncer no cérebro, 2/3 foram deste tipo. Este índice tem crescido a cada ano.

Segundo a OMS, somente se pode classificar algo como risco 2B se:
“An agent may be classified in this category solely on the basis of strong evidence from mechanistic and other relevant data.”
Ou seja:
“Um agente só pode ser classificado nesta categoria se tiver base com fortes evidências de mecanismos e dados relevantes”

A imagem, a seguir foi extraída da Declaração No 208 da OMS de 31/05/ 2011.


O texto na integra está em: http://www.iarc.fr/en/media-centre/pr/2011/pdfs/pr208_E.pdf




RISCO 1 X RISCO 2B CERTAMENTE X POSSÍVEL E PROVÁVEL


Explicando melhor:


- Se uma pessoa cair de um edifício, mesmo de andares elevados, ela tem um RISCO 2 de morrer. Não é RISCO 1, não é certeza. Diz-se eu não é certeza devido ao fato de que várias pessoas já caíram de edifícios e de grandes alturas e não terem morrido.




- Se uma pessoa levar um tiro na cabeça ela tem um RISCO 2 de morrer. Não é RISCO 1, não é certeza, porque muitas pessoas já levaram um ou mais tiros na cabeça e não morreram.




- Uma pessoa ter a cabeça decepada é RISCO 1. Ainda não existem transplantes ou reimplantes de cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário