quinta-feira, 15 de março de 2012

A FERROVIA TRANSPORTARÁ CARGA E PASSAGEIROS CORTANDOS VÁRIOS ESTADOS

Ferrovia Norte-Sul estará 75% concluída até 2014, afirma Dilma

Presidenta vistoriou as obras da ferrovia em trecho entre Palmas e Anápolis e garantiu que a conclusão da obra é crucial para o crescimento. "Será a coluna vertebral do país", disse
Publicado em 15/03/2012, 18:12
Última atualização às 18:12
Presidenta trocou reunião em Brasília por uma visita a um túnel em construção em Anápolis (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (15) que o governo voltou a investir em ferrovias e que a conclusão da obra da Norte-Sul é crucial para o crescimento do país. Ela percorreu seis quilômetros do trecho de Palmas (TO) a Anápolis (GO) e desceu ao canteiro de obras na cidade goiana de Goianira, após uma reunião em outro canteiro, em um lote de Anápolis. A presidenta afirmou que até 2014 o trecho entre Açailândia (MA) e Estrela d’Oeste (SP), com 2.255 quilômetros de extensão (75% dos 3 mil quilômetros totais), estará concluído. Os recursos para as obras vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) . "Será a coluna vertebral do país", disse a presidenta.
“Pretendemos até 2014 estar com a ferrovia funcionando com locomotivas e trens transportando cargas e pessoas de Estrela d'Oeste até Açailândia e deixaremos sempre os projetos para a continuidade dela até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, disse Dilma a jornalistas.
“Poderíamos fazer a reunião em Brasília, mas o que percebemos é que ela não é tão real, tão efetiva. Quando chegamos aqui, falando com o governador, com o prefeito, mas sobretudo conversando com os empresários responsáveis por trecho, porque é esse o nosso objetivo aqui, ela não é uma visita política, é uma visita de trabalho, e descobrimos o que está faltando, o que pode ser solucionado”, afirmou a presidenta.
Na visita à obra, Dilma foi acompanhada pelos ministros Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, e Miriam Belchior, do Planejamento, além de representantes da Valec, empresa pública responsável pela execução da obra. A construção da Ferrovia Norte-Sul começou no governo do ex-presidente José Sarney (1985-1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário