quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Em Natal, Dilma inaugura Arena das Dunas

.


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (22), ao inaugurar a Arena das Dunas, em Natal, ter certeza que o Brasil fará a Copa das Copas. Para a presidenta, o Brasil tem muito a apresentar não só no futebol, mas também em termos de desenvolvimento, distribuição de renda e melhoria da vida da população. Dilma elogiou a concepção da arena, com fachada e cobertura integradas e compostas por 20 “pétalas”, dando a forma e a ideia do movimento das dunas de areia. Segundo ela, o estádio é tão bonito quanto Natal.
“Fiquei encantada com a beleza desse estádio, com o fato de que ele saiu 3% abaixo do preço orçado, que é um estádio que vai ganhar o selo da Ecologia. Um estádio ambientalmente sustentável, que empregou 4 mil trabalhadores, entre eles apenados, e quero dizer para vocês, além de todo o legado que temos na Copa em termos de mobilidade, do que vai trazer para o Brasil, vamos deixar também um estádio como esse. Importantíssimo ter jogos como esse, América e ABC e todos os outros times. Mas fico pensando que é um local para convenções, exposições, grandes reuniões. Esse estádio é tão bonito quanto Natal”.
Dilma Rousseff lembrou que o Brasil é um país apaixonado por futebol e que sempre teve uma relação forte com os mundiais. Ela disse ainda que após a inauguração da Arena das Dunas, o Beira-Rio, em Porto Alegre, será o próximo estádio a ser entregue.
“E quero dizer que esse estádio vai contribuir também para aumentar o potencial turístico que Natal tem. Local em que podemos receber com orgulho convenções, visitantes estrangeiros e brasileiros que fazem convenções em todo canto do Brasil. Tem sentido importante para o desenvolvimento da cidade”

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Funceme prevê chuvas abaixo da média no Ceará até abril

Há 40% de probabilidade de o acumulado das precipitações nos próximos três meses ser menor que a normal climatológica

Após dois anos de estiagem no Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014. A instituição emitiu hoje o prognóstico oficial para a quadra chuvosa no Ceará e o panorama não é positivo. A previsão climática para os próximos três meses aponta 40% de probabilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média até abril, 35% de chance de termos chuva em torno da média e 25% de probabilidade de precipitações acima da média.
alt
Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, as condições da atmosfera e dos oceanos não evoluíram para um quadro positivo. “Persiste uma neutralidade nas temperaturas do Pacífico e no Atlântico Equatorial há uma tendência de configuração desfavorável às chuvas. Além disso, os modelos atmosféricos globais de várias instituições também apontam para a maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará até abril”.

A divulgação do prognóstico aconteceu no fim da tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, durante o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, no Hotel Luzeiros, em Fortaleza. O evento reuniu meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office).

Impactos e decisões

A previsão climática apontando precipitações abaixo da média foi passada, ainda no Workshop, para setores do Governo do Estado e da sociedade civil diretamente impactados pelo regime de chuvas. “Apresentamos o quadro para as instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca. De posse dessa informação, os gestores já estão planejando as ações que buscam minimizar os efeitos de mais um ano de estiagem no Ceará”, enfatizou o presidente da Funceme.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto - (85) 8814-4194
21 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Após sete meses, Lula volta a usar barba



O Instituto Lula divulgou nesta segunda-feira (20) uma imagem em que o ex-presidente Lula aparece com barba. Ele havia raspado no final de 2011, em função de um tratamento Em 2013, Lula ficou curado.

A foto foi  publicada durante um encontro entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, na tarde desta segunda no Palácio da Alvorada.

A barba era uma das marcas registradas de Lula desde que iniciou sua carreira política, no final dos anos 1970, como sindicalista.

SERÁ QUE MINAS AINDA VAI MANTER ESSA GENTE NO PODER?


Rogério Correia: Prisão de jornalista em Minas é para proteger Azeredo, Pimenta da Veiga e Aécio

publicado em 21 de janeiro de 2014 às 21:25

Rogério Correia: “Nós estamos vivendo aqui, em Minas, uma ditadura civil, um estado de execção”
por Conceição Lemes
O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) conversou mais cedo com Hernandes de Alecrim e Bruno Moreira Silva, advogados do jornalista Marco Aurélio Carone, do Novo Jornal, preso em Belo Horizonte desde as seis da manhã dessa segunda-feira 20.
Ambos disseram-lhe que estão sendo impedidos de ter acesso ao processo do seu cliente na Segunda Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Correia conversou também com Priscila Carone, filha do jornalista.
“Ela chora muito, a família está chocada com a prisão preventiva”, conta-nos. “A família está buscando a ABI [Associação brasileira de Imprensa], Sindicato dos Jornalistas e Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais], porque a imprensa aecista está tratando a prisão de Carone como caso de quadrilha.”
Viomundo – O que acha da versão da mídia pró-Aécio?
Rogério Correia – No meu entender, inteiramente fantasiosa. A versão apresentada não tem a menor credibilidade.
Viomundo – O que há, de fato, por trás dessa prisão?
Rogério Correia – Censura! O promotor que pediu a prisão preventiva do Carone diz que o site do jornalista, só por citar determinadas pessoas, estaria ameaçando-as. Por isso pediu a preventiva dele.
Viomundo – Ameaçando em que sentido?
Rogério Correia – Não sei, pois os advogados ainda não tiveram acesso à peça do promotor.
Viomundo – O que se quer com essa prisão? 
Rogério Correia – Na verdade, tentar transformar em falsas as denúncias feitas contra os tucanos – o mensalão tucano e a lista de Furnas – , que até o mundo mineral sabe que são verdadeiras. E, aí, transformar em réu todo mundo que denuncia  o caixa 2 dos tucanos, o esquema de propinas…
Viomundo – Todo mundo que os denuncia corre o risco de virar réu?
Rogério Correia – Acho que sim. Assim como os tucanos tentaram cassar o meu mandato e o do deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB-MG). Eles ameaçam as pessoas, retaliam, asfixiam economicamente ou tentam cassar mandatos. Todo mundo que denuncia os tucanos em Minas vira réu, não presta. É o mal dos tucanos em Minas Gerais. É o estilo  Aecinho Malvadeza.
Viomundo – Então quem não concorda com o senador Aécio Neves , candidato do PSDB à presidência da República, corre risco de alguma forma?
Rogério Correia – Sim. Quem é amigo de Aécio, pode absolutamente tudo, com helicóptero ou sem helicóptero. Aos outros, cadeia, cassação de mandato… É importante o que está ocorrendo com o Carone  para mostrar ao Brasil inteiro o estado de exceção que Minas vive.
Viomundo – Acredita que isso possa acontecer com o senhor, com o deputado Sávio, com o Minas Sem Censura?
Rogério Correia – Não duvido de que daqui a pouco os tucanos do Minas vão inventar alguma coisa sobre a gente também. Nós estamos vivendo aqui uma ditadura civil. É um estado de terror que os tucanos querem implantar aqui.
Viomundo – Com que objetivo?
Rogério Correia  – Tudo para proteger  Eduardo Azeredo, Pimenta da Veiga, Aécio Neves, que são mencionados na lista de Furnas e no mensalão tucano. Até o mundo  mineral sabe que eles levaram propina e fizeram caixa 2. Isso está comprovado em inquérito da Polícia Federal, conduzido pelo delegado Luís Flávio Zampronha, e em denúncia  feita pela  procuradora Andréia Bayão, do  Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, como eu e Sávio já dissemos em matérias publicadas pelo Viomundo.
O Azeredo é o pai do mensalão tucano, o Pimenta da Veiga, o avô, e o Aécio é quem recebeu recursos.  Fernando Henrique Cardoso também foi beneficiado pelo mensalão tucano. Todo mundo sabe, mas não pode dizer.
Viomundo – Pimenta da Veiga é o candidato de Aécio ao governo de Minas?
Rogério Correia – Sim.   Por isso, também,  o desespero deles de colocar gente na cadeia.
Viomundo – A prisão do Carone serviria então de lição? Seria uma tentativa de para calar a boca de quem discorda de Aécio?
Rogério Correia  – Exatamente. Na mosca. Não tenho a menor dúvida disso.
Viomundo — E agora o que o senhor, o deputado Sávio e o Minas Sem Censura (MSC) pretendem fazer?
Rogério Correia — Para começar, discutir a prisão do Carone na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O deputado Pompilio Canavez (PT-MG), líder do Bloco Minas Sem Censura, já apresentou requerimento à Comissão de Direitos Humanos da ALMG, reivindicando esse debate.

FONTE: VIOMUNDO

Diogo Mainardi paga mico na Globo News


Marcelo Brandão
Brasília – Mais de 1,1 milhão de empregos formais foram gerados no país no ano passado. Segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (21) pelo Ministério do Trabalho, 1.117.171 de empregos formais foram criados em 2013. Durante o ano, foram admitidos 22.092.164 trabalhadores e desligados, 20.974.993. O resultado é inferior ao registrado em 2012, ano que foram gerados 1.301.842 empregos.
No ano passado, a criação de postos de trabalho no setor de serviços aumentou 3,37% (+546.917 vagas) na comparação com o ano anterior. No setor de comércio, houve crescimento de 3,36% (+301.095 vagas) e, na construção civil, de 3,44% (+107.024 vagas). Serviços, comércio e construção civil foram os setores com maior aumento de postos de trabalho em valores relativos.
Na comparação entre dezembro do ano passado e dezembro de 2012, houve redução de 449.444 postos de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, esse declínio é devido ao período de entressafra agrícola, ao fim do ciclo escolar e a fatores climáticos.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, se mostra otimista para 2014. Para ele, a melhora nos salários e aquecimento do mercado vão estimular um maior consumo. Ele espera uma geração de empregos entre 1,4 e 1,5 milhão neste ano.